Morcego dentro de casa: Como agir?

Morcego dentro de casa: Como agir?

A presença de morcegos em sua casa pode representar um risco enorme para a sua saúde e de todos que moram na residência. Os morcegos transmitem o vírus da raiva, doença bastante conhecida por sua letalidade nos humanos. Dessa forma, afastar qualquer indício de morcego da sua casa é uma tarefa essencial.

Claro, não é todo morcego que está contaminado com esse vírus. Mas como saber se o morcego que entrou em minha casa, por exemplo, está saudável ou não? Essa resposta só é possível com exames no animal.

Por isso, é importante não arriscar e eliminar a presença de morcegos dentro de sua casa. Veja nesse post como você deve agir caso encontre ou perceba a presença de morcegos em sua casa.

Procure o Centro de Zoonoses do seu município

A primeira medida que você deve tomar caso note a presença de morcego em sua casa é acionar os órgãos de proteção ambiental do seu município. Normalmente quem cuida desse problema é o Centro de Zoonoses.

Os morcegos são considerados animais silvestres e sua presença na área urbana é um tanto anormal. Daí vem a necessidade de acionar o órgão competente para que eles tentem fazer a captura desse animal.

O vírus da raiva é transmitido através do arranhão ou mordida do morcego. O vírus pode ser transmitido diretamente para humanos ou para animais domésticos como cães e gatos. Por isso, siga esse passo a passo caso o animal esteja visível em sua casa:

1 - Não toque no animal;

2 - Não deixe os animais domésticos chegarem perto (de preferência tranque-os em lugar seguro);

3 - Isole o morcego em um cômodo ou em uma caixa de papelão;

4 - Peça para que o Zoonose venha capturar o animal;

5 - Caso seja atacado pelo morcego, procure imediatamente um Centro de Saúde.

Como falamos, é impossível saber se o morcego está com vírus da raiva ou não sem antes fazer exames no animal. Por isso, todo cuidado para manter o animal afastado é fundamental.

Certifique-se que afastou todos os morcegos

Mesmo que o morcego que tenha entrada na sua casa seja um caso isolado, é muito importante que você faça uma inspeção no intuito de identificar e afastar a presença de possíveis outros morcegos.

Os forros das casas são lugares muito comuns de se encontrar morcegos. Esses animais costumam ser sensíveis à luz. Portanto, o forro pode ser um local propício para se abrigar e criar ninhos.

Desse modo, afaste qualquer risco de morcego alojado em seu forro!

Instale repelentes eletrônicos e acabe com a presença desse animal

Outra medida para acabar de vez com a presença de morcego é a instalação de repelentes eletrônicos em sua residência. Esses dispositivos têm a capacidade de inibir que esses animais se aproximem da sua casa e entrem nos cômodos ou no forro da sua residência.

O repelente eletrônico pode ser instalado protegendo todo o ambiente externo da sua casa, evitando a aproximação do morcego. O ideal é instalar um em cada lado do telhado, protegendo todos os pontos que possam servir como acesso para o morcego entrar na casa.

Não fique mais refém do medo e faça a escolha certa. Investindo apenas uma vez, você contará com aparelhos repelentes de morcegos e evita que sua família ou seus animais de estimação possam ser atacados por esse animal perigoso.

Quer saber mais sobre os repelentes eletrônicos de morcegos? Acesso o nosso site e conheça nossas soluções para afastar morcegos e outros animais de perto da sua casa.