Quais são as doenças transmitidas por moscas?

Além de inconvenientes, as moscas são um dos maiores causadores de doenças dentro de casa. Ao botar ovos, principalmente em alimentos, as chances de desenvolver alguma patologia são grandes. Conheça quais as principais doenças transmitidas por moscas e o que fazer para evitar o aparecimento desses insetos.

POR QUE AS MOSCAS APARECEM?

Presentes principalmente em ambientes urbanos, as moscas tendem a aparecer com maior frequência durante os períodos de calor. Existem dois tipos mais comuns dentro das residências: a mosca doméstica e a mosca varejeira. Ambas podem carregar consigo mais de 300 bactérias.

O principal fator de atração das moscas são dejetos orgânicos: restos de comida, alimentos destampados, lixo, fezes animais e até mesmo frutas. Elas procuram esses locais para se alimentar e também para iniciar o ciclo de reprodução, depositando ovos.

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR MOSCAS

Justamente por esse contato com lixos e alimentos podres, a transmissão das doenças se dá por meio do transporte de bactérias que as moscas vão carregando e acumulando, para depois pousar no alimento que você vai comer ou diretamente pelo contato com feridas na pele.

A doença mais comum é a miíase, que ocorre após o contato das larvas da mosca com a pele humana, gerando a chamada bicheira (causada pela varejeira) ou berne (causada pela mosca doméstica).

A primeira é, na realidade, uma infestação. A mosca varejeira pode botar até 300 ovos que vão se transformar em larvas e penetrar na pele em questão de um dia. As larvas então se alimentam dos tecidos humanos até completarem seu ciclo, caírem e se transformarem em novas moscas. Os principais sintomas são: ferida na pele e mau cheiro e, se não tratada, pode evoluir para uma grave hemorragia.

Já o berne é o depósito de apenas uma larva que, após uma semana, penetra na pele e ali fica por aproximadamente 40 dias, tempo para também completar seu ciclo. Os sintomas são a ferida aberta na pele e pus.

Além destas duas doenças, as moscas também podem transmitir outras patologias ainda mais sérias, como disenteria, conjuntivite bacteriana, febre tifoide, tuberculose, infecções e até mesmo pneumonia. A ocorrência dessas doenças é menor, mas pode acontecer por conta do contato das moscas com objetos e dejetos de outras pessoas já infectadas.

COMO EVITAR O APARECIMENTO DESTES INSETOS

Medidas de higiene (e atenção) simples podem inibir o aparecimento de moscas em casa.

Na cozinha, principal cômodo que elas frequentam, evite deixar alimentos destampados ou cobertos apenas com um pano. Acredite: elas conseguem botar ovos entre os fios do tecido.

Alimentos fritos são os pratos preferidos das moscas. Assim que terminar de fritar alguma coisa, guarde a panela com óleo em local fechado ou faça o descarte do óleo já frio em uma garrafa pet.

Jamais deixe o lixo destampado ou acúmulo de sujeira pela casa. Mantenha sempre sua residência limpa e bem arejada.

Ração de animais domésticos também podem atrair moscas. Se possível cubra os potinhos de ração com uma tampa resistente e que vede bem ou coloque a ração somente no momento em que o animal for comer; depois descarte o que sobrou no lixo ou em algum recipiente tampado. Recolha sempre as fezes do seu pet.

Outra alternativa é investir em repelentes de ambientes. Na Casa dos Repelentes você encontra os melhores repelentes, líquidos, ou até mesmo eletrônicos, e fica livre de uma vez por todas desses insetos. Visite nossa loja e conheça nossos produtos.