Não vá embora! Click e veja os melhores repelentes!

-

Ratos e Morcegos Repelente Ultrasonico

Como prosseguir quando o seu pet morde um rato

Como prosseguir quando o seu pet morde um rato

Hoje em dia, nossos pets fazem parte da família. Por isso, é muito natural se preocupar com a saúde e bem-estar deles.

Sendo assim, o que fazer quando seu pet morde um rato? Existem riscos de infecções? É grave? Como proceder?

Mantenha a calma e continue lendo para saber exatamente o que fazer nessa situação.

Meu pet mordeu um rato, e agora?!

Em um primeiro momento, quando percebemos que nosso pet mordeu um rato, é comum ficarmos preocupados. Mas a situação não é grave.

O primeiro passo é colocar luvas de borracha. Afinal, antes de qualquer coisa, é importante estar protegido.

Depois, lave toda a região do pet que entrou em contato com o roedor. Utilize água corrente e sabonete neutro e, com calma, esfregue toda parte do corpo que você sabe ou imagina que entrou em contato com o rato, principalmente as patinhas.

Após esse primeiro passo, as chances de contaminação já estão bastante reduzidas. Preste bastante atenção se existem sinais de mordidas ou arranhões no seu pet, pois essas são as áreas que mais precisarão de limpeza.

Em seguida, o ideal é levar o pet até um veterinário. Afinal, apenas um profissional poderá avaliar com certeza se houve contaminação ou não.

Se houver necessidade, o veterinário fará um curativo. Nos casos mais graves, um medicamento também pode ser necessário.

Depois da visita ao veterinário, o mais importante é ficar atento à saúde do animal nos próximos dias e semanas.

A leptospirose costuma ser a maior preocupação nesses casos. Porém, vale ressaltar que, apesar da péssima fama, nem todos os ratos são transmissores da doença. Eles precisam estar contaminados pela bactéria para fazê-lo.

Ou seja, se o seu pet mordeu ou apenas entrou em contato com um roedor, isso não significa necessariamente que ele adquiriu a doença.

Daí vem a importância de prestar bastante atenção nos bichinhos nos dias seguintes ao contato.

Um cachorro contaminado pela leptospirose, por exemplo, apresentará falta de apetite, vômito e febre. Como a bactéria atinge os rins e o fígado, um sintoma comum é a icterícia, que poderá ser notada pelo amarelamento das mucosas, como olhos e gengivas.

Caso o pet apresente algum desses sinais ou qualquer comportamento estranho após o contato com o rato, é importante retornar ao veterinário.

A leptospirose é tratada com antibióticos e há sim, possibilidade de cura. Porém, quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maiores e melhores são as chances de uma boa recuperação.

Vale ressaltar a importância de vacinar, anualmente, os pets. Atualmente, existem vacinas múltiplas, que protegem os animais contra até quatro tipos de leptospirose.

Esteja sempre atento também aos casos de sua região. Caso você more numa área endêmica, ou seja, em que há frequentes casos de leptospirose, é importante vacinar os pets duas vezes por ano.

Lembre-se também que, se houver presença frequentes de ratos em sua residência ou região, pode ser interessante optar pela utilização de repelente eletrônico, para erradicar qualquer risco à saúde dos animais.

Verifique em nossa loja virtual os modelos adequados para seu ambiente, temos também para área externa!

Comentários (14)

Ingrid 04/04/2024

A minha acabou de morder um rato, já dei banho com bastante agua e sabão em seguida com um lenço passei álcool na região do focinho. Mas queria saber o que posso dar para evitar qualquer mal estar.. leite, ovo essas coisas que usamos quando o animal é envenenado.

Miriam almeida dos SantosM8 23/03/2024

Oi BOA TARDE MEU CACHORRINHO PEGOU UM RATO PORÉM ELE FOI VACINADO O QUANTO EU DEVO ME PREOCUPAR? AGUARDO RESPOSTA MUITO OBRIGADA DESDE JÁ AGUARDO RESPOSTA

Regiane 23/03/2024

Boa noite, o meu acabou de matar um, eu não tinha como dar um banho, pois são 3 horas da manha, limpei com lenço umedecido, mas amanhã vou dar um banho, tem algum problema ?

leila mikelly 30/01/2024

muito obrigada minha gata pegou um ratinho bem pequeno e ficou segurando na boca por um tempo n vi sangue mas estou muito preocupada pq ela ainda não foi vacinada tem algum perigo de contaminação?

Vanessa siqueira 26/12/2023

Meu pet mordeu um rato e taba babando

ALCIONE ABREU 10/12/2023

Muito bom o artigo. Estava preocupada com minha pet. Só fiz a limpeza com álcool 70%, fiquei apavorada. Não sei se fiz errado. Tenho pavor a rato e ela me salva .🥰

Joseli Alves 04/10/2023

Meu cachorro matou um ratão entrou em contato com o sangue eu não lavei ele mas em quanto tempo ele pode me contaminar?
R:Procure de imediato um veterinario e importante que ele esteja com a vacinação em dia

Marcia regina Silva Lima 27/09/2023

Eu vi quando meu cachorro matou o rato bateu nele con a pata depois pegou pela boca e começou chacoalhar,mas como não tinha sangue então não mordeu o rato ,perguntei ao veterinário do perigo ele disse que se as vacinas estão em dia não tem perigo.

Antônio 14/09/2023

Muito bom mas queria saber o seguinte seu pet mordeu Um rato e no outro dia veio e lamber o meu braço tenho perigo de pegar leptospirose quanto tempo a bactéria fica na boca do cachorro...
Detalhe não fiz a limpeza da boca dele e moro numa usina sempre tem ratos e animais peçonhentos... E qual seria as vacinas além das citadas e periodicidade... Grato!!! 😬👍

Vanessa 01/09/2023

Obgd pela dica

Madelene Almeida 21/08/2023

Obrigada! Fiz todos os procedimentos e está tudo bem com minha pet!

Sônia A. Nascimento. 23/06/2023

Excelente explicação!
Muito obrigada!

pereiradequeirozeliseu6@gmail.com 22/03/2023

Muito bom

Regina Franco 15/03/2023

Muito bom, estava preocupada mas com essa explicação, ficou bem claro Oq fazer. Muito obrigada Deus abençoe ??

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?